Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior

Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública (esta última da Coordenadoria Estadual de Educação da Região de Florianópolis – 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório).

Coordenador Geral: Marcelo H. R. Tragtenberg

Coordenadores:

Antonella Maria Imperatriz Tassinari

Edviges Marta Ioris

Rafael Victorino Devos

Corina Martins Espíndola

Objetivo:

Contribuir para a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, com base na experiência do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, da presença de estudantes negros e indígenas na instituição e da disponibilização dos acervos de pesquisadores da instituição aos estudantes negros e indígenas das comunidades alvo.

Oficinas em Escolas Públicas:

Um de nossos objetivos específicos realizar oficinas pedagógicas em escolas da rede pública de Florianópolis, aldeias indígenas e comunidades quilombolas de Santa Catarina, a fim de promover, junto a alunos, professores e comunidade escolar, momentos de diálogo sobre questões relativas à igualdade étnico-racial (pertencimento, auto-declaração, Ações Afirmativas), com base nas orientações do Parecer 03 CNE/CP e Resolução 01 CNE/CP de 2004;

No ano de 2012 as oficinas em escolas públicas foram ministradas para um total de 1136 estudantes, em 11 escolas de Florianópolis, 8 escolas de São José, 3 escolas de Palhoça, 1 em São Bonifácio e 1 em Itapema.

Cursos da UFSC:

Campus Florianópolis: